Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples

11/01/2011 11:13

fonte e créditos:

http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/dominio-combr-para-seu-blog-ficou-mais.html

Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples

 

 

Dominio200Ter um domínio próprio para seu blog é um passo importante para a evolução de seu trabalho. Para quem quer registrar um domínio com terminação .BR, o processo ficou ainda mais simples agora. Isso porque o Registro.br passou a fornecer o servidor de DNS, sem precisar utilizar serviços externos ou pagar mais por isso. Aprenda neste artigo como registrar um domínio .com.br e configurar seu blog para ser acessado pelo novo domínio.

 

Introdução

Já escrevi diversos artigos aqui no Gerenciando Blog mostrando a importância de você ter um domínio próprio. Um domínio próprio permite que seu blog seja acesso pelo endereço www.seublog.com.br ao invés de seublog.blogspot.com. A migração para um domínio próprio é importante: ela facilita a memorização do endereço de seu blog e o torna independente da plataforma onde seu blog está hospedado. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 1. Você notará que trata-se de um serviço pago, mas a um preço extremamente baixo: R$ 30 por ano.

Quando escrevi o artigo seguinte, Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, era necessário um serviço externo de DNS para quem quisesse um domínio com terminação .BR. Por isso, indiquei serviços como o EveryDNS e o ZoneEdit.

Mas, agora, ficou muito mais simples ter um domínio .BR em seu blog: o próprio Registro.br, onde você registra o seu domínio, já fornece gratuitamente o servidor DNS. Isso significa que a configuração é mais simples, e sem a dependência de outros fornecedores. Neste artigo, você aprenderá o processo completo, desde o cadastro no Registro.br até a configuração do seu blog. Em menos de 30 minutos você terá o seu blog sendo acessado pelo novo domínio!

 

Acessando o sistema

1. Acesse http://registro.br.

2. Clique na opção “Acesso ao sistema”, no menu à esquerda.
Registro1

3. Caso já tenha uma conta, basta entrar com seus dados de usuário e senha (neste caso, você pode ir direto para o próximo tópico). Se não a tiver, clique em “Cadastre-se aqui” para criar uma conta.
Registro2

4. Preencha seus dados e clique em “Entrar”. É importante que você cadastre seu nome completo, da mesma forma que aparece em seu CPF.
Registro3

5. Você receberá uma mensagem de confirmação em seu e-mail. Clique no link recebido para confirmar a criação de sua conta.

6. Após clicar no link, você verá uma tela de confirmação mostrando o seu ID. Ele será utilizado para realizar a entrada no sistema.
Registro4

7. Clique novamente no menu “Acesso ao sistema” (item 1) e entre com o seu ID e senha.

 

Registrando o seu domínio

Uma vez dentro do sistema, você verá uma tela como a seguinte. Se você já tiver algum domínio registro ele aparecerá nessa lista.
Registro5

1. Para registrar um novo domínio, clique na opção “Novo Domínio” do menu superior, destacada na figura acima.

2. Preencha as informações de seu novo domínio. e clique no botão “Entrar”, no final de página. Algumas dicas:

  • Em “Domínio”, não deve ser colocado o “www”, apenas o nome desejado para seu domínio.
  • Após digitar o seu CPF, clique em “Checar”. As demais informações serão completadas automaticamente.
  • Em “Informações sobre os Contatos”, preencha seu ID nos campos “Técnico” e “Cobrança”.
  • Em “DNS”, marque a opção “Utilizar os servidores DNS do Registro.br”. Isso evitará a necessidade de utilizar um serviço externo.
  • Marque a opção “Li e aceito todos os itens do contrato”.

Registro6

3. Será exibida uma tela de confirmação, informando que seu registro será concluído em até 15 minutos. Clique no botão “Salvar” para continuar.
Registro7

4. Você verá uma nova tela, mostrando a pendência do seu novo domínio.
Registro8

5. Se você atualizar a tela após alguns minutos, verá seu novo domínio na área “Administrativo”, junto aos demais que você possuir. O símbolo “[n]” à frente dele indica tratar-se de um novo domínio.
Registro9

 

Configurando o seu servidor de DNS

Esta é a grande novidade do Registro.br: como citei na introdução, o serviço inclui agora servidores de DNS próprios. Como mostro na figura abaixo, o DNS é o componente que ligará o seu domínio ao endereço do seu blog:
RegistroDNS

Para configurar o seu DNS, siga as instruções:

1. Clique no nome do seu novo domínio. Você verá uma tela como a abaixo:
Registro10

2. No final da tela, você verá as opções para pagamento do seu domínio. Antes mesmo do pagamento ele estará no ar. Mas, você deve escolher a opção desejada e realizar o pagamento para evitar que seu domínio seja cancelado. Uma novidade interessante é que o pagamento pode ser feito inclusive com cartão de crédito, o que antes não era possível. E também é possível realizá-lo por boleto bancário.

3. Para configurar seu DNS, clique no botão “Salvar & Editar DNS”.

4. Você verá uma tela como a abaixo, mostrando a edição simplificada. Ao invés de utilizá-la, clique no botão “Modo Avançado”.
Registro11

5. Para cadastrar um novo registro DNS, clique no botão “+ Record”.
Registro12

6. Para um blog no Blogger, o primeiro registro que você deve incluir é um “www” do tipo “CNAME”, apontando para o endereço “ghs.google.com”. Preencha as informações e clique em “Salvar”.
Registro13

 

Configurando seu blog no Blogger

Pronto! O seu domínio e seu DNS estão configurados corretamente. Falta agora configurar o seu blog para que ele seja acessado em seu novo domínio.

1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique na opção “Configurações” do seu blog.

3. Acesse a pasta “Publicação” e clique na opção “Domínio personalizado”.
Registro14

4. Na nova tela, clique em “Ir para configurações avançadas”.
Registro15

5. Preencha seu novo domínio. Digite as palavras de verificação e clique em “Salvar Configurações”, no final da página.
Registro16

Pronto! Agora, o seu blog já pode ser acessado pelo seu domínio próprio.

 

Conclusão

Espero que, neste ponto, seu blog com novo domínio já esteja no ar! Se você ainda tem restrições com relação aos domínios com terminação .br, sugiro a leitura do artigo É melhor registrar domínio .com ou .com.br?, de Marcos Lemos. E se você não está disposto a pagar os R$ 30/ano, mostro uma opção grátis no artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site.

Se você já possui um domínio no Registro.br e utiliza o EveryDNS ou ZoneEdit, a migração é bastante simples. Basta marcar em seu domínio a opção para utilizar o servidor de DNS próprio e replicar os registros arqui. Ainda assim, nos próximos dias devo escrever um artigo sobre isso. Também é possível criar no Registro.br os registros necessários ao funcionamento do Google Apps, que permite criar um e-mail grátis em seu domínio. Saiba mais sobre ele em Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio.

 

fonte e créditos:

http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/dominio-combr-para-seu-blog-ficou-mais.html


contador
contador