Estudo aponta que quatro copos de café por dia protege contra o diabetes

15/01/2011 12:49

Estudo aponta que quatro copos de café por dia protege contra o diabetes

 

Proteção contra a doença vem do nível de hormônios sexuais existentes no corpo


O café que ajuda muita gente a despertar de manhã também tem outra utilidade. Um estudo realizado mostrou que o café pode proteger o organismo contra o diabetes tipo 2. Nos Estados Unidos, pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia), descobriram um mecanismo por trás do efeito protetor do café. 

De acordo com a equipe que realizou o estudo - liderada pelo professor de epidemiologia, Simin Liu, o consumo do café eleva os níveis de uma proteína chamada globulina de ligação do hormônio sexual (SHBG, na sigla em inglês), responsável por regulamentar a atividade biológica do estrogênio e da testosterona.


Anteriormente, estudos clínicos já haviam indicado o importância do papel dos hormônios sexuais no desenvolvimento da diabetes tipo 2. No estudo da UCLA, os pesquisadores descobriram que as mulheres que bebiam quatro xícaras de café por dia tinham níveis significativamente mais altos de SHBG do que os não-bebedores. Elas teriam 56% menos chances de desenvolver diabetes do que os que não beberam.

Os pesquisadores identificaram 359 novos casos de diabetes pareados por idade e raça com 359 pessoas aparentemente saudáveis, selecionados entre cerca de 40 mil mulheres, para a realização do estudo. Sabe-se que a SHBG não só regula os hormônios sexuais que são biologicamente ativos, como também podem se ligar aos receptores de uma variedade de células, assim como é capaz de mediar diretamente a sinalização dos hormônios sexuais.


Já para os amantes do café descafeinado, os pesquisadores investigadores encontraram uma má notícia. O consumo do café sem cafeína não foi associado significativamente com níveis de SHBG ou risco de diabetes e, por isso, não ajuda a prevenir o diabetes.

Fonte: R7

fonte e créditos deste artigo:

mikaelfernandes


contador
contador